Os privilegiados


“Quem pretende apenas a glória não a merece.” (Mário Quintana)

Eles se sentem privilegiados e andam como se fossem os únicos moradores da Terra. Confundem público com privado e se acham figuras ilustres e de renome entre mortais. São possessivos, cheios de posses e de poses. Mandam e desmandam. Ganham as partidas antes de rolar os dados. São malandros! Estão no topo da pirâmide e a sete palmos do céu. Sonham com o céu como sonhava Ícaro. Casta maldita desapegada a amizades, mas que sabe dar valor a quem os interessa. São interesseiros! Adoram a sociedade estamental que só existe nas suas cabeças e exaltam sempre o discurso ludibrioso do mérito. Acham sempre que merecem, que são fortes, vencedores e que quem fica para trás é culpado. São estúpidos!

Querem privatizar tudo e todos! Dizem eles: “o meu médico”, “o meu advogado”, “a minha empregada”, “o meu personal trainer”. Odeiam tudo o que seja público, pois isso os nivelaria e tiraria seus privilégios. Por isso é particular deles o pronome possessivo “meu”. Privatizaram até Deus! O “Pai nosso” da oração de Jesus é o “meu deus” na boca deles. Deus pessoal, privado, o “meu deus” que me abençoa. Se sentem abençoados por suas riquezas materiais, enquanto olham de cima os desgraçados do mundo. Pobres coitados! Pobres de alma!

Até na morte são levados a um cemitério VIP. Até seus caixões são diferenciados, mas a morte não se importa. Não faz diferença! O cheiro podre de suas carniças é o mesmo de todas! A morte e a doença os nivela! Quem se acha, está perdido! Do topo ao chão, basta um empurrão! E entre essa minoria, a inveja e a ambição rola solta. Abaixo, um abismo inaugurado pelo anjo de luz! Sete palmos abaixo da terra onde a luz se apaga, a fama difama e o orgulho cessa.

Anderson Luiz

Obrigado pela opinião!

