Sobre o Maniqueísmo


É mais fácil separar a água do vinho que a hipocrisia da verdade no julgamento das ações humanas.” (Carlos Malheiros Dias)

Maniqueu foi um filósofo cristão do séc. III que propagou uma filosofia antiga e simplista que dividia o mundo entre o “bem e o mal”. Essa filosofia religiosa e antiga, conhecida hoje como maniqueísmo, perpassou e continua sendo a base de inúmeras crenças pelo mundo a fora. É possível ver a influência dessa filosofia na cultura religiosa, na política, na economia, nos aspectos sociais e em todo fenômeno humano dessa Terra. A começar pela filosofia-religiosa judaica, o mito de criação do homem já relatava sobre a “árvore do conhecimento do bem e do mal”, que seria capaz de causar a morte e todas as desgraças ao homem que dela alimentasse o fruto. Também na filosofia-religiosa chinesa, o princípio do “yin-yang”, onde o equilíbrio do bem e do mal é extremamente necessário, sendo essas forças “opostas” (porém complementares) o motor do universo. Na filosofia grega, Platão faz uso desse princípio ao opor a matéria (mal) ao espírito ou mundo das ideias (bem). Corpo e alma se tornam opostos, e de novo nos damos conta de uma teoria simplista que tenta explicar o universo e o homem.

Na política e na economia, é possível identificar também um certo maniqueísmo que acaba por eleger certos grupos como do “bem” e outros como do “mal”. Partidos de esquerda e de direita, ora se revezam nessa tarefa de ser do “bem ou do mal”, dependendo do olhar de cada ser humano. Para os de “esquerda”, o capitalismo é “mal e diabólico”, gera pobreza e enriquece a poucos. Para os de “direita”, o comunismo tira a liberdade individual e não privilegia o mérito, o que é uma “maldade” sem precedentes. As geopolíticas definem o mundo entre países do Norte e do Sul, Oriente e Ocidente, desenvolvidos e subdesenvolvidos, diabolizando uns, endeusando outros conforme o ponto de vista humano.

Nos aspectos culturais e sociais, é possível perceber a influência do maniqueísmo nos filmes, desenhos, novelas, programas, teatros etc. Os desenhos animados são os mais simplistas de todos! O mundo dos desenhos animados se resume a “heróis e vilões”. E isso tudo é o reflexo do que pensamos, de como agimos no mundo em relação ao “outro”, da nossa relatividade. O “outro” é sempre objeto de nossa desconfiança! Até o último momento, o “outro” é nosso inimigo, é mal por que é diferente. Mas a partir do momento em que o conhecemos de fato, o julgamento pode ser mudado, provando que nossos julgamentos são relativos, frouxos, inconsistentes. Nesse sentido somos maniqueístas ao diferenciar ricos (bem) e pobres (mal), cidadãos (de bem) e bandidos (do mal), heróis (bons) e vilões (maus), cristãos (bons) e ateus, pagãos, hereges (maus) etc. E o maniqueísmo que fazemos não tem fim! E nessa questão simplista demais para explicar a complexidade do mundo e do ser, nos perdemos e ficamos confusos. Nessa divisão feita em nossa mente, dividimos também o mundo para facilitar o processo de entender aquilo que não entendemos. Comemos desse fruto e morremos, eliminando uns aos outros nesse Éden chamado Planeta Terra. Será o mundo tão simplista assim? Ou será que nossa integridade (inteireza de ser) foi maculada pela filosofia da serpente milenar? Pensemos!

Anderson Luiz

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre o Maniqueísmo

  1. Não acho que todos os desenhos sejam maniqueista alguns desenhos tem bastante tons de cinza como
    Gárgulas, spider Man 2008,exosquard,avatar anng,batman tas,justiça jovem e oban star racer,batman beyond, liga da justiça ( arco cadmus) e ate mesmo atar wars the clone wars tinha tons de cinza bastante claros

Obrigado pela opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s